La Vie en Close

Essa série de fotos é resultado não de uma visita à Paris, mas sim aos parisienses. Não se espante ao não ver nenhuma foto dos monumentos. Eles continuam lá, monumentais como sempre. Mas eu fotografo o que me chama a atenção, e nesse caso uma garçonete pode se revelar maior do que a torre Eiffel, um pianista de rua ser mais emocionante que uma tarde no Louvre. Foi nas pessoas que eu encontrei a minha Paris.

Na metrópole sem pressa. Não existem executivos andando apressadamente com um copo de isopor do Starbucks na mão porque não é assim que se toma um cafe. Um expresso, um latte ou um macchiato deve ser tomado sentado na varanda de um das centenas de cafés, fumando um cigarro e lendo o Le Monde. Não sendo assim, qual é a graça?

Da elegância sem esforço, discreta, sem marca e sem grife porque é nata. E não há dinheiro que compre ou revista que ensine isso. Como ao pedir um vinho com a naturalidade de quem pede um copo d`água, sem afetação, discurso ou palestra. Vinho é vinho. Aquela mesma bebida que eles produzem e tomam desde antes da invenção dos enólogos, enófilos e enólatras.

Paris não está no topo da torre, no mirante do arco, nem nas torres da Notre Dame. Paris é aquilo que acontece a sua volta enquanto você olha para cima. Paris está nos parisienses, na imortal “festa em movimento”. Foi em busca disso que vieram Hemingway, Picasso e tantos outros.

É inspirador andar por uma cidade que tem mais livrarias do que farmácias, mais museus do que shoppings, mais galleries do que Lafayettes.

Uma cidade não é feita de monumentos, parques ou praças. Cidades são feitas de gente. E uma grande cidade é aquela que se molda à imagem dos seus cidadãos, nunca o contrario.

Você pode conferir o resultado dessa viagem pelos parisienses publicado em primeira mão no Design you Trust. Site referência mundial em design, fotografia e arte contemporânea. Vai lá: http://designyoutrust.com/2012/01/27/la-vie-en-close/

Anúncios

Um comentário sobre “La Vie en Close

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s